Centro socioeducativo recebeu o médico Ronaldo Hipólito Nami, que examinou os adolescentes voluntariamente

Os adolescentes internados no CASA Mirassol, em Mirassol, no interior paulista, assim como os servidores locais, passaram por consulta com o médico oftalmologista Ronaldo Hipólito Nami, do Centro Oftalmológico de Referência Humanizada (CORH), de São José do Rio Preto. O profissional realizou o atendimento gratuitamente.

Nas consultas, realizadas no início de dezembro de 2012, alguns apresentaram problemas oftalmológicos e o médico doou óculos para os que precisaram. A iniciativa integra o projeto social do CASA voltado para área da saúde dos olhos.

Todos foram submetidos a uma triagem por meio de um teste visual, realizado pela equipe de saúde do centro. De todos, 22 jovens três funcionários apresentaram algum tipo de deficiência que deveria ser avaliada com mais cuidado pelo médico.

Dentre os adolescentes avaliados pelo médico, 11 apresentaram algum grau de miopia e astigmatismo, o que gerou a necessidade do uso de óculos. Eles foram doados pelo oftalmologista, que realizou a entrega no último sábado (15 de dezembro). Em relação aos servidores, nada foi detectado.

“A visão tem um importante significado social, representando um meio de comunicação fundamental para as relações interpessoais e para a atividade profissional”, explicou a diretora do CASA, Luciana Ribeiro. Por isso a necessidade do exame.

 

Fonte: http://www.fundacaocasa.sp.gov.br